Na busca por uma alimentação mais saudável, há uma crescente busca por alimentos funcionais e enriquecidos com nutrientes que tragam benefícios à saúde humana. Neste contexto, os ovos podem ser enriquecidos com nutrientes através da dieta das aves poedeiras, adicionando ou incrementando os teores de nutrientes.
Os ácidos graxos de cadeia longa – o ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA), conhecidos como ácidos graxos Ômega-3 – são muito importantes para a saúde humana e podem ser acrescidos à dieta humana através dos ovos, tornando-se uma maneira prática e saudável de aumentar a ingestão de Ômega 3.
Lembre-se: ele desempenha funções metabólicas importantes, promovendo adequada formação neonatal, desenvolvimento das funções cognitivas, sistema imunológico e saúde cardiovascular em adultos e crianças.
Sabemos que ovo é o resultado do que a galinha come, ou seja, se quisermos aumentar o Ômega-3 no seu conteúdo nutricional, devemos suplementar a ração das aves com DHA e EPA!
Fonte de saúde que pode ser ainda melhor a partir deste enriquecimento, o ovo comum possui apenas 94 mg de ômega-3 por gema. Já 1 unidade de ovo enriquecido, dentro da categoria de alto conteúdo, possui 176 mg de Ômega-3, sendo 80 mg só da associação EPA+DHA. Isso representa 30% da ingestão diária recomendada pela Anvisa!
As fonte de ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA) exercem as funções mais conhecidas do Ômega-3 como:
– Ação antiinflamatória;
– Manutenção dos níveis saudáveis de triglicerídeos;
– Aumento da resiliência dos neurônios;
– Melhoria da capacidade cognitiva cerebral;
– Redução dos níveis de stress e combate à depressão.
São divididos da seguinte forma:
– EPA apresenta ação anti-inflamatória e seus principais benefícios estão relacionados à saúde cardiovascular e problemas circulatórios.
– Já o DHA é um ótimo alimento para o cérebro, pois 60% do cérebro é composto de gordura e cerca de 20% desta gordura é DHA.
A Sociedade Brasileira de Nutrologia recomenda ingerir pelo menos 200 mg por dia de DHA, mas muitas vezes não conseguimos atingir esse nível por meio de nossa dieta. O ovo, tão presente no cotidiano do brasileiro, é uma excelente opção! Ao acrescentar EPA e DHA na alimentação de galinhas poedeiras, o resultado é a produção de um alimento ainda mais rico e saudável.