Entre ou Cadastre-se


EnglishPortugueseSpanish

 

Nosso Blog

Enzimas exógenas e a necessidade de quebrar fatores anti-nutricionais

– O uso de enzimas exógenas traz flexibilidade à escolha dos ingredientes, podendo-se incluir ingredientes alternativos em maior quantidade na ração do que o usual.

– O uso de enzimas deve ser analisado com muito critério pelo nutricionista, desde o ponto de vista de tecnologia da produção para garantia de resultados.

As enzimas exógenas, como as contidas no Endo Power Beta Bio, aditivos que têm por objetivo quebrar os fatores antinutricionais presentes nos ingredientes, melhoram o aproveitamento das rações pelas aves e suínos, reduzindo a excreção de poluentes, bem como reduzir os custos na alimentação sem que sejam afetados os parâmetros produtivos.

Fatores antinutricionais na avicultura

Entre os principais fatores tidos como antinutricionais presentes nos ingredientes utilizados na produção de rações para aves figuram os polissacarídeos não amiláceos e o fitato.
Os polissacarídeos não amiláceos (PNA’s) são carboidratos de cadeias longas presentes principalmente na parede celular dos vegetais. Por sua vez, o fitato representa o complexo formado durante a maturação dos vegetais e que indisponibiliza às aves, além do fósforo, outros nutrientes.

Os PNA’s reduzem a digestibilidade dos alimentos pelo fato de se ligarem a grandes quantidades de água e, dessa forma, aumentarem a viscosidade do conteúdo intestinal, acarretando em redução da atividade das enzimas endógenas sobre os nutrientes.

Os animais monogástricos, como aves e suínos, não sintetizam enzimas capazes de quebrar as complexas ligações químicas presentes nos polissacarídeos não amiláceos, os chamados PNA’s.
É neste contexto que entra o uso das enzimas.  Enzimas são, de maneira resumida, proteínas globulares que atuam como catalisadoras de processos biológicos, aumentando a velocidade de algumas reações químicas no organismo.

A tecnologia que trouxe o uso de enzimas exógenas para nutrição animal marcou uma nova era na forma de fazer nutrição. Usar enzimas nas formulações de dietas tornou-se uma ferramenta indispensável a qualquer nutricionista de animais não ruminantes.

As principais vantagens da suplementação com enzimas exógenas são:

– Remoção ou destruição dos fatores anti-nutricionais presentes nos grãos;  
– Aumento da digestibilidade total da ração;  
– Potencialização da ação de enzimas endógenas;   
– Diminuição da poluição ambiental causada pela excreção excessiva de nutrientes nas fezes.



Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Endereço:

Estr. Fukutaro Yida, N° 900 – Galpão 1 – Cooperativa, São Bernardo do Campo – SP, 09852-060

Telefone:

(11) 4061-4100

Formas de Pagamento:

×
×

Carrinho

Trocar a Senha

Identifique-se Para receber um e-mail com as instruções de nova senha

Forgot Password

Sign Up